Conteķdo principal

C-130H - ADS-B Out, TCAS 7.1 & 8.33kHz (INEA/CEF/TRAN/M206/1352841)

Call: 2016-PT-TM-0203-W

Objetivo do projeto: Atualização e adaptação de quatro aeronaves C-130H da Força Aérea Portuguesa de forma a cumprirem os requisitos do Regulamento do Céu Único Europeu. Este projeto contribui para a interoperabilidade civil militar e terá um impacto positivo na segurança e na eficiência da gestão do tráfego aéreo através da implementação dos seguintes sistemas:

  •       Automatic Dependent Surveillance-Broadcast¬Ě (ADS-B) - Out: contribui para melhorar a navegação e vigilância aérea;

·         Traffic Alert and Collision Avoidance System (TCAS) 7.1: contribui para a segurança aérea;

·         Sistema Very High Frequency¬Ä (VHF) de 8.33 kHz: beneficia as comunicações, resultando numa potencial redução de atrasos de voo e consumo de combustível.

A missção da aeronave de C-130H está centrada no transporte aéreo tático e estratégico, seja no país ou no exterior, exigindo prontidão imediata e capacidade de voar para qualquer parte do mundo sem quaisquer restrições operacionais. Por esta razão, os C-130H A/C da Força Aérea Portuguesa requerem a modernização dos seus sistemas de Comunicação, Navegação e Vigilância (CNS), através da integração de novas tecnologias associadas ao TCAS, espaçamento VHF 8.33 kHz e ADS-B OUT. Essa atualização vai incidir nos sistemas de vigilância, rádios, data-links¬Ä e displays¬Ä¬Ě instalados no cockpit¬Ä¬Ě das três aeronaves. Isso exige que a aeronave passe por um processo de certificação para explorar os novos recursos. Esse processo também incluirão testes e o treino da tripulação de voo.

Início: 01MAR2017

Fim: 31DEZ2023

Estado: Em acompanhamento

Investimento: 2.900.000,00€

Apoio financeiro da União Europeia: 580.000,00€

Entidade Promotora: European, Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency (CINEA)

                                                             resized.png (22 KB)